Como posso fazer parte? | Come posso fare parte?

Estamos apenas a começar e contamos com a participação de todos os que quiserem cooperar propondo novos projectos (a), colaborando na preparação das actividades que a Tu-Cá-Tu-Lá desenvolve (b), ou simplesmente participando nelas (c).

(a) Que ideias posso propor?

A Tu-Cá-Tu-Lá é fundamentalmente uma associação de promoção cultural. É possível sugerir actividades que se enquadrem neste âmbito e que visem os objectivos da associação (ver a secção Os nossos objectivos) que tendem principalmente à divulgação da cultura portuguesa em Turim e a um intercâmbio.

A partir do momento em que uma ideia é aprovada pelo Conselho Directivo pode desde logo começar a ser preparada por quem a propôs e activada com um grupo de pessoas que ajudarão o responsável a levar a cabo a iniciativa.

(b) Como posso ajudar a preparar actividades?

Os membros da associação que estão a preparar actividades encontram-se regularmente para verificar o andamento de cada uma delas, planificá-las e concretizá-las. Quem tiver vontade ou disponibilidade para ajudar a realizar alguma das nossas actividades, envie um mail para ass.tucatula@gmail.com e enriqueça a associação com a sua presença!

(c) Como posso apoiar a Tu-Cá-Tu-Lá?

Os que desejarem apoiar a associação podem tornar-se sócios fazendo nesse sentido um pedido ao Conselho Directivo (ver artigo 4 do estatuto).

O número de sócios é ilimitado. Pode tornar-se sócio qualquer pessoa que se identifique com o estatuto da associação e tenha completado dezoito anos de idade. Os menores de idade podem assumir o título de sócio somente com o prévio consenso dos pais mas, de qualquer das formas, não gozam de direito de voto na assembleia dos sócios (realizada pelo menos uma vez por ano).

Tornando-se sócio está a contribuir, fazendo do trabalho associativo uma realidade. Passa a gozar do estatuto de sócio da Tu-Cá-Tu-Lá e, assim, de uma das maiores associações italianas a que a nossa estará afiliada a partir de 2009, a ARCI.

A quem se quiser associar ser-lhe-á pedido o pagamento de uma única quota anual de 10 euros e entregue o respectivo cartão ARCI passado pela associação Tu-Cá-Tu-Lá. Para descobrir todas as vantagens de se tornar Sócio ARCI, clique em http://www.arci.it/news.php?id=3076

Quais os meus direitos e deveres como sócio?

Os sócios têm direito a:

– participar em todas as iniciativas e manifestações promovidas pela Associação; reunir-se em assembleia para discutir e votar sobre questões que dizem respeito à associação;

– discutir e aprovar os balanços;

– eleger e serem eleitos membros dos organismos dirigentes;

Aos aspirantes sócios são pedidos o pagamento da quota social – não reembolsável nem transmissível – a aceitação e a observância do estatuto, do regulamento interno e das deliberações dos órgãos sociais, assim como o respeito da convivência cívica (ver artigos 7, 8, 9 e 10 do estatuto).

Gozam de direito de voto em assembleia os sócios que tenham providenciado o pagamento da quota social pelo menos oito dias antes da data de realização da assembleia (artigo 6 do estatuto).

————————————————————————————————————————————–

Siamo soltanto agli inizi e contiamo sulla partecipazione di tutti coloro che vorranno collaborare tanto proponendo nuovi progetti (a), quanto collaborando nella preparazione delle attività sviluppate da Tu-Cá-Tu-Lá (b), o semplicemente partecipando alle stesse (c).

(a) Che idee posso proporre?

Tu-Cá-Tu-Lá è fondamentalmente un’associazione di promozione culturale. È possibile suggerire attività che s’inquadrino in tale ambito e che abbiano gli obiettivi previsti dall’associazione (vedi la sezione: I nostri obbietivi), ovvero che tendano principalmente alla divulgazione della cultura portoghese a Torino e all’intercambio.

A partire dal momento in cui un’idea è approvata dal Consiglio Direttivo può subito dopo cominciare ad essere sviluppata da chi l’ha proposta e attivata insieme ad un gruppo di persone che aiuteranno il responsabile a portare a compimento l’iniziativa.

(b) Come posso aiutare per preparare le attività?

I membri dell’associazione impegnati nella preparazione di attività s’incontrano regolarmente per verificare l’andamento di ognuna di queste, pianificarle e concretizzarle. Chi ha voglia o disponibilità per aiutarci a realizzare alcune delle nostre attività, mandi una e-mail a: ass.tucatula@gmail.com e arricchisca l’associazione con la sua presenza!

(c) Come posso appoggiare Tu-Cá-Tu-Lá?

Chi desideri appoggiare l’associazione può diventare socio facendo richiesta al Consiglio Direttivo (vedi articolo 4 dello Statuto).

Il numero di soci è illimitato. Può diventare socio chiunque s’identifichi con lo statuto dell’associazione e abbia raggiunto la maggiore età. I minori di anni diciotto possono assumere il titolo di socio solo previo consenso dei genitori e comunque non godono di diritto di voto in assemblea (che si realizza almeno una volta l’anno).

Diventare socio significa dare il proprio contributo affinché il lavoro associativo diventi un realtà. Si gode così dello statuto di socio dell’associazione Tu-Cá-Tu-Lá e allo stesso tempo dell’ARCI, una delle maggiori realtà associative italiane, a cui la nostra si affilierà a partire dal 2009.

A chi desideri diventare socio sarà richiesto il pagamento di un’unica quota annuale di 10 euro, in seguito a cui verrà corrisposta la tessera ARCI dell’associazione Tu-Cá-Tu-Lá. Per scoprire tutti i vantaggi di essere socio ARCI, basta cliccare su:

http://www.arci.it/news.php?id=3076

Quali sono i diritti e i doveri d’un socio?

I Soci hanno diritto di:

– partecipare a tutte le iniziative e le manifestazioni promosse dall’Associazione; riunirsi in assemblea per discutere e votare sulle questioni riguardanti l’Associazione;

– discutere ed approvare i rendiconti;

– eleggere ed essere eletti membri degli organismi dirigenti.

Agli aspiranti soci è richiesto il pagamento della quota sociale – non rimborsabile – l’accettazione e l’osservanza dello statuto, del regolamento interno e delle deliberazioni degli organi sociali, così come il rispetto della civile convivenza (si vedano gli articoli 7, 8, 9 e 10 dello statuto).

Hanno diritto di voto in assemblea i Soci che abbiano provveduto al versamento della quota sociale almeno otto giorni prima della data di svolgimento dell’assemblea (articolo 6 dello Statuto).

9 responses to “Como posso fazer parte? | Come posso fare parte?

  1. Bom dia!
    Sono interessata a far parte della vostra associazione, mi piacerebbe anche imparare la vostra splendida lingua. Mi sono appassionata dopo un viaggio a Madeira ed uno alle Azzorre.
    Grazie!

  2. Ola a todos!
    Descobri a vossa associaçao hoje navegando pela internet.
    O meu nome é Sandra Lobo, sou portuguesa (de Evora), tenho 31 anos, sou advogada, casada com um italiano e vivo e trabalho em Modena ha ceca de 5 anos.
    Gostaria de pertencer à vossa associaçao, de conhecer as vossas iniciativas e principalmente de entrar em contacto convosco para conhecer outros portugueses que vivem em Italia ou italianos (ou de outras nacionalidades) que apreciem a lingua e a cultura portuguesas!
    Obrigada.

  3. Olá “Tu cá tu lá s”
    O vosso site foi-me apresentado pela minha amiga Sandra de Modena que vos descobriu na semana passada e foi uma óptima surpresa! Parabéns, adorei!
    Sou a Inês, tenho 30 anos (e picos..) e venho de Lisboa. Sou engenheira civil e moro perto de Lucca. A história repete-se: através do programa erasmus conheci um italiano de Bergamo que fugia ao estereotipo do típico cromo de engenharia do IST. Fizemos o quinto ano juntos e o semestre de erasmus dele transformou-se em três anos de vida Lisboeta!
    Em 2002, ganhei uma bolsa de Doutoramento em Parma e sem me dar conta passaram quase 7 anos! No meio, casei em Bergamo, morei 3 anos em Parma, dois em Modena, tive uma filha em Carpi e agora estamos na Toscana… Por isso não é assim tão improvável que ainda venha a ser vossa vizinha em Torino!
    Adorava fazer parte da vossa associação e vou estar por aí de 7 a 9 de Julho para o Congresso Mairepav no Politecnico di Torino, será que vos posso encontrar?
    Até breve, Inês

    PS: Sou engenheira mas adoro ler, devoro livros e não é fácil partilhar esta paixão aqui!

  4. Ola,
    Sou uma aluna Portuguesa (tambem do IST) e estarei a fazer a minha tese no Politecnico de Turim durante os proximos meses.

    Sou também completamente viciada em cultura Portuguesa e faço parte da organizaçao de diversas actividades culturais em Portugal.

    Era bem giro poder ajudar e trazer alguns bons grupos Portugueses a Turim =)

    Tenho tambem bastante curiosidade na cultura italiana…

    Fico a aguardar resposta a isto e ao email que ja enviei =)

    Ci sentiamo presto!

    • Olá,

      Eu e mais um amigo viemos fazer o mestrado para o Politecnico de Turim durante dois anos… Há uns dias tentámos procurar o café da sede do tu cá tu lá, mas não encontrámos! Queríamos estar a par das actividades, por isso aguardamos o vosso contacto!
      Para os outros portugueses que nos queiram contactar o mail é rufinoandre@me.com.

      Abraço!

  5. Olá a todos!
    O meu nome é Silvia Cardoso e estou em Turim desde Agosto (há seis meses), estou a acabar um mestrado em antropologia e vim através do programa Leonardo da Vinci.
    Porém, espero continuar cá depois de acabar a tese, o prazo de validade é ilimitado, visto que faço parte do grupo de portugueses com par italiano!
    Gostaria muitissimo de colaborar com a associação, até porque agora tenho bastante tempo livre e muitas ideias! Ontem, participei do primeiro encontro de formação de voluntários do “UAI BRASIL”, conheci duas alunas da Filipa Lacerda e, “non vedo l’ora” de poder trocar ideias e projectos!
    Fico à espera do vosso contacto.
    Cumprimentos e até breve.

  6. Bom dia!
    Sono interessato a far parte della vostra associazione, mi piacerebbe anche imparare la vostra splendida lingua.
    ho partecipato alla festa avvenuta al bar moschino di torino
    Filipa sei fantastica

  7. Buona sera, sono stato un mese in Moçambique e mi sono innamorato della lingua. Ho letto che tenete corsi di lingua portoghese e mi piacerebbe ricevere informazioni a riguardo.
    Come posso contattarvi?
    Grazie!

  8. Olà, eu sou um italiano que gosta muito da cultura e da lingua portuguesa, tem muitos artistas portugueses desconhecidos aqui na Itàlia que gostaria de apresentar , Portugal tem muita musica boa e nao é so fado, por exemplo: Brito Ventura, Skeezos, Radiophone, Aurea e muito mais, quem sabe se juntos vamos conseguir organizar uma noite com tema a musica. Um abraço! W Portugal!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s